sábado, 26 de dezembro de 2009

Especial: Jedi Outcast e a série Jedi knight



Eu fiz esse semestre um trabalho de faculdade onde eu tinha que fazer um Review de um jogo (é eu faço faculdade em Design em mídia digital e isso inclui jogos^^). E esse Review foi sobre a minha série de jogos favorito (que inclui o meu jogo favorito que é o Jedi Outcast).


Para falar sobre o jogo Star Wars Jedi Knight 2 Jedi Outcast precisamos voltar um pouco para falar dos jogos que deram origem à seria Jedi Knight.
Dark Forces foi lançando em 1995 pela LucasArts e introduziu a nós a historia de Kyle Kartan, um ex-agente imperial que virou mercenário e começou a servir à aliança rebelde. O jogo começa antes dos acontecimentos de Star Wars Episodio IV e terminava logo depois dos acontecimentos do Episodio IV e usa a engine Jedi que foi desenvolvida pela própria LucasArts.

Em 1997 foi lançando Star Wars Jedi Knight Dark Forces 2, o primeiro titulo da série Jedi Knight. Nesse jogo vemos um pouco mais sobre a história de Kyle Kartan e sua jornada para se tornar um Jedi.
O jogo introduz a nós um sistema onde nós podemos de acordo com nossas ações durante o jogo se tornar um Jedi do lado da luz ou um Jedi do lado negro. Suas escolhas como se vai matar ou não alguns de seus inimigos ou até mesmo a escolha dos seus poderes da força, influencia nessa decisão fazendo com que haja um final diferente para cada lado. A historia gira em torno da busca dos 7 Jedi Negros que querem tomar posse do Vale dos Jedi, Esse jogo se passa 5 anos depois da batalha de Yavin que ocorre no episodio IV de Star Wars.
Esse jogo também introduziu um ótimo multiplayer que aumentava muito a vida útil do jogo.
O jogo usa a engine Sith, também produzida pela própria LucasArts.

Esse jogo ganhou uma expansão em 1998 intitulada Star Wars: Jedi Knight: Mysteries of the sith que possibiltava que os jogadores jogassem com a Mara Jade (esposa de Luke Skywalker no universo expandido)

Em 2002 foi lançado Star Wars Jedi Knight 2 Jedi Outcast, que usando a Engine do Quake 3 arena, levou a série Jedi Knight a um novo patamar.
A historia do jogo se passa 12 anos depois da batalha de Yavin e 8 anos depois dos acontecimentos do Episodio VI. Kyle Kartan depois de derrotar os os 6 Jedi Negros e seu líder Jerec em Dark Forces 2 e quase ir para o lado negro da força, corta suas ligações com a força e volta a ser um mercenário. O jogo começa com Kyle e sua parceira Jan Ors fazendo missões para nova republica, até que Jan é seqüestrada pelo Jedi Negro Desann e sua aprendiz Tavion Axmis.
Kyle então parte a uma jornada para restabelecer sua ligação com a força e voltar a ser um Jedi para poder recuperar sua amada e restabelecer a paz na galáxia. Para isso Kyle vai para o vale dos Jedi para restabelecer sua conexão com a força e depois vai para Yavin 4, onde fica a academia Jedi criada por Luke Skywalker, para recuperar seu sabre de luz e partir para sua jornada.

Jedi Outcast aproveitando da liberdade que a Engine do Quake 3 oferece, oferece um sistema de batalha muito divertido fazendo com que Kyle em posse de seu sabre de luz, fosse capas de fazer incríveis acrobacias que combinado com efeito slowmotion deixa as lutas mais emocionantes.

Diferente de Dark Forces 2, Jedi Outcast não tem o sistema de Lado Negro/Lado da Luz, possibilitando que Kyle possa usar qualquer poder sem penalidade.
Os poderes da força em Jedi Outcast apresentam 3 níveis cada. Por exemplo, o Force Grip (poder que faz com que o Jedi/Sith possa estrangular seu oponente a distancia) no primeiro nível e no segundo, Kyle pode estrangular o oponente normalmente como nós vemos Darth Vader fazer nos filmes da franquia Star Wars, mas no terceiro nível, Kyle era capas de fazer o oponente levantar do chão e controlar eles no ar enquanto são estrangulados, podendo inclusive solta-los para que caiam e morram na queda. Outro exemplo é o force lightning (poder de soltar raios no inimigo) e o force push (poder de empurrar o inimigo usando a força), que nos primeiros níveis é capas de atingir poucos inimigos, mas que no terceiro nível era capas de atingir vários e com muito mais força.
Outro poder interessante é o force mind que nos primeiros níveis você pode influenciar seus inimigos para passar despercebido ou fazer com que eles ataquem os outros por um tempo, mas que no terceiro nível possibilita que você tome total controle do personagem fazendo o que quiser com ele.
Os gráficos do jogo são muito bons fazendo com que até hoje continuem bem feitos. Efeitos como as marcas que podem ser feitas nas paredes enquanto o sabre de luz passa e personagens muito bem modelados mostram que um jogo com uma engine antiga feito a mais de 5 anos atrás, podem ainda ser apreciados na parte gráfica.

O modo multiplayer é outro ponto alto do jogo, possibilitando que tudo que pode ser feito no modo singleplayer também possa ser feito durante as batalhas online.

Em 2003 foi lançado o jogo Star Wars Jedi Knght: Jedi Academy. Diferente de seus antecessores, nesse você não controla mais Kyle Kartan (que agora aceitou seu destino como Jedi e foi ajudar Luke Skywalker a treinar novos jedi), mas agora um aprendiz da academia jedi de Yavin 4.
O jogo possibilita que você personalize seu personagem escolhendo o rosto, roupa, sexo, raça e até mesmo seu sabre luz, inclusive podendo escolher a cor, design e se ele vai ser duplo no estilo Darth Maul, dois sabres um em cada mão ou o tradicional sabre único.

Assim como Dark Forces 2, Jedi Academy também apresenta a escolha de ir para o lado negro ou ficar no lado da luz, mas dessa vez um pouco mais simples, só focando nas escolhas dos poderes da força e em poucas escolhas durante o jogo.
Outro recurso interessante nesse jogo é a possibilidade de você poder escolher a missão que ira fazer usando um mapa, transformando o jogo um pouco menos linear.

Os efeitos, gráficos e poderes da força continuam praticamente os mesmos de seu antecessor, mudando apenas pequenas coisas como por exemplo a luta com diferentes tipos de sabre de luz.
Jedi Academy também usa a engine Quake 3 que da uma liberdade enorme para criação de mods fazendo com que esse jogo seja muito jogado até hoje, principalmente seu multiplayer.

No final acho que todos os jogos dessa série foram muito bons para época que foram
lançados e até hoje ainda são muito jogados, principalmente o Jedi Academy que ganhou uma sobrevida graças as centenas de mods que ainda são feitos para ele.
Para um fã de Star Wars como eu, essa série é obrigatória.

Nota:10

Um comentário:

Erico disse...

Prefiro Shadows of the Empire =D